Menu

Comunicados ao Mercado – Instalação do Comitê de Auditoria Estatutário


Instalação do Comitê de Auditoria Estatutário

CENTRAIS ELÉTRICAS DE SANTA CATARINA (CELESC) (B3: CLSC3, CLSC4; OTC: CEDWY), empresa de capital aberto, listada no Nível 2 de Governança Corporativa, em cumprimento ao disposto na Instrução CVM 358/2002 e no artigo 157 da Lei nº 6.404/76, comunica aos acionistas e ao mercado em geral que na reunião do Conselho de Administração de 9 de agosto de 2018 foi instalado o Comitê de Auditoria Estatutário – CAE, como órgão de assessoramento do Conselho. O funcionamento do Comitê de Auditoria Estatutário atende ao observado no artigo 9º, inciso III e artigo 24º da Lei nº 13.303/2016 (“Lei das Estatais”) e dos requisitos previstos na Instrução CVM 308, de 14 de maio de 1999, com as alterações dadas pela Instrução CVM nº 509, de 16 de novembro de 2011.

Foram eleitos para membros do Comitê de Auditoria Estatutário o Conselheiro Luciano Chede (Coordenador do Comitê e independente) e os demais membros: Glauco José Corte (independente), Rubens José Della Volpe, Sérgio Tadeu Nabas (independente e especialista em contabilidade societária) e Aloisio Macário Ferreira de Souza (independente), cujos currículos resumidos encontram-se anexos ao presente Comunicado.

O Comitê de Auditoria Estatutário tem por finalidade assessorar o Conselho de Administração da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. e de suas subsidiárias integrais no cumprimento de suas responsabilidades de orientação e direção superior, compreendendo, mas não se limitando, a supervisionar as atividades dos auditores independentes, avaliando sua independência, a qualidade dos serviços prestados e a adequação de tais serviços às necessidades da Companhia; supervisionar as atividades desenvolvidas nas áreas de controle interno, de auditoria interna e de elaboração das demonstrações financeiras da Companhia, a fim de conferir maior eficiência e eficácia às decisões do Conselho de Administração em relação aos assuntos relacionados à sua área de atuação.

Currículos resumidos dos membros do CAE

Aloisio Macário Ferreira de Souza, brasileiro, casado, CPF nº 540.678.557-53. Especialista em Governança Corporativa; Mercados Financeiro e de Capitais; Reestruturação de Empresas; Previdência Privada. Conselheiro Fiscal e de Administração, certificado pelo IBGC, com histórico de atuação em diversas empresas. Pós-graduações – 2004-2005 – MBA em Previdência Complementar – Ideas / Coppe/UFRJ ; 2002-2003 – MBA em Modelagem Avançada de Avaliação de Empresas – CEFET-RJ ; 1992 – MBA em Gestão de Bancos Comerciais e de Investimento – Citibank (EUA); Graduação 1980-1984 Ciências Contábeis – UnB; Idiomas Inglês – fluente Espanhol e Português – idioma pátrio. Experiência Profissional: 10/2014 – 09/2015 – USIMINAS – Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. Vice-Presidente de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional – Responsável pelas áreas de Administração e de Tecnologia da Informação da Empresa; 06/1999 – 08/2011 – PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – Gerente Executivo na Gerência de Governança Corporativa e Participações Acionárias Minoritárias ; 09/1995 – 15/1999 – BB-DTVM S.A. Desde 04/2016 – ELETROBRAS – Centrais Elétricas Brasileiras S. A – Conselheiro Fiscal e Membro do Comitê de Auditoria; Desde 04/2016 – CEMIG e suas controladas: CEMIG D e CEMIG GT – Conselheiro de Administração – suplente – Membro do Comitê de RH; Desde 03/2011 – GUARANI S. A. – Conselheiro Fiscal – Membro Independente; 04/2012 – 04/2016 – IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – Capítulo Rio de Janeiro – Coordenador de Capítulo; 04/2010 – 04/2014 – Usiminas S. A. – Conselheiro de Administração, Membro do Comitê de RH e Membro do Comitê de Auditoria; 09/2011 – 04/2013 – Cultura Inglesa S. A. – Conselheiro Fiscal; 04/2006 – 04/2010 – AMBEV – Cia. De Bebidas das Américas – Conselheiro Fiscal / Membro do Comitê de Auditoria; 05/2004 – 04/2006 – Rio Grande Energia – RGE – Conselheiro de Administração, Membro do Comitê de Remuneração e Representante de Acionista Controlador em Reuniões Prévias de Acionistas; 04/2003 – 04/2006 – CPFL Energia e suas controladas: CPFL Geração, CPFL Paulista e CPFL Piratininga – Conselheiro de Administração, Membro do Comitê de Governança Corporativa, Membro do Comitê de Remuneração, Membro do Comitê de Compra e Venda de Insumos e Representante do Controlador em Reuniões Prévias de Acionistas; 04/2002 – 04/2003 – Brasil Telecom Participações S.A. – Conselheiro de Administração Suplente, com atuação constante em substituição ao titular; 05/2001 – 04/2003 – INEPAR Ind. e Construções S. A. – Conselheiro de Administração; 04/2000 – 04/2001 – CELPE – Cia. Energética de Pernambuco – Conselheiro de Administração – suplente; 04/2000 – 04/2001 – COSERN – Cia. Energética do Rio Grande do Norte – Conselheiro de Administração – suplente.

Glauco José Corte, casado, brasileiro, CPF nº 003.467.999-53, formação acadêmica: bacharel em Direito e Especialista em Direito Publico pela Universidade Federal de Santa Catarina (1965); Administração Pulbica em 1971 pelo Instituto de Adminsitração da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Diretor Financeiro Adjunto da Sociedade Termoeletrica de Cabivari – Sotelca e da Eletrosul (1966-1983; Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado da Companhia Siderúrgica Nacional (1983-1985); Vice-Presidente Executivo da Portobello e Diretor da Portobello América (1985-2005); Vice-Presidente da Usati ABPS ltda e da Refinadora Catarinense S.A até 2012; Presidente do Conselho de Administração da Celesc S.A. (2005-2010); Professor da Faculdade de Economiada UNISUL (1966-1969); Diretor da Faculdade de Economia da UNISUL (1969); Presidente da Camara de Assuntos Tributários e Legislativos da FIESC (1993-2011); Diretor 1º Secretário da FIESC (1992-2005); 1º Vice-Presidente da FIESC (2005-2011); Diretor da Confederação Nacional da indústria (2010-2014); Presidente da FIESC (2011 a 2017); Vice- Presidente da CNI (2014-2018); Membro do Conselho Deliberativo da ABDI do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Exterior; Membro do Conselho de Administração da Portobello S.A e Multilog S.A.

Luciano Chede, casado, brasileiro, CPF nº 005.364.959-12, formação acadêmica: bacharel em direito pela UFSC (2003); Conselheiro de Administração da CELESC S.A (2015 – Atual); Conselheiro de Administração da SC Participações e Parcerias (2013-Atual); Vogal da Junta Comercial de Santa Catarina (2011- 2012); Sócio fundador do escritório de Advocacia Fretta Moreira e Chede Advogados – Especializado nas áreas de Direito Empresarial, Cível, Adminsitrativo, Tributário, Trabalhista, Eleitoral e Ambiental; Advogado militante desde 2004 atuando na consultoria e contencioso judicial de Empresas.

Rubens José Della Volpe, brasileiro, casado, CPF nº 963.306.438-49, formação acadêmica: graduação em economia; Certificação pelo IBGC para Conselheiro Fiscal; Inglês Intensivo St. Giles Vancouver – Canadá 28 aulas de 6 hs cada Abril/2013; – CEO Internacional – 2009 – FGV – Campinas; – CPFL – Management – Fundação Dom Cabral – 100 horas – Fundação Dom Cabral; – Especialização em Administração Avançada (248 horas) 1997 – FGV – Campinas; – Economia e Finanças – Fundação Dom Cabral/PUC MG – 105 horas; – Graduação em Ciências Econômicas – 1984 – PUC Campinas. integrante do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos do Grupo Algar (holding que atua nas áreas de Telecom, agroindústria, serviços e turismo), participando periodicamente, das reuniões do Comitê, em Uberlândia, MG. Carreira no Grupo CPFL Energia, Holding atuando nos mercados de Distribuição, Comercialização e Geração de Energia Elétrica, ocupando cargos Gerenciais e de Diretoria. Foi o primeiro executivo da Diretoria de Gestão Riscos e Controles Internos da Holding CPFL, ligada à Presidência, implantando o Modelo da Gestão Estratégica de Riscos do Grupo além de modernizar as atividades de Controles Internos (certificação Sox). Aprovou junto ao Conselho de Administração a Política de Gestão de Riscos e o comitê interno de Riscos. Foi Diretor de Planejamento e Controle do Grupo; com experiência em participação de Conselhos de Administração da Holding e Controladas como expositor de matérias. Foi Membro do Conselho de Administração da Foz do Chapecó e Enercan – Usinas de Geração do Grupo. Também foi representante da CPFL ENERGIA no Conselho de Administração da Controlada RGE – ENERGIA, ente 2005/2006; Membro titular do Comitê Gestor de Investimentos da CPFL ENERGIA, na Fundação CESP. Curador indicado pela Empresa na Fundação Cesp. Representante da Diretoria Financeira da CPFL no Conselho Consultivo do Projeto de Modernização 1996/1997 para privatização. Modelo implantado no pós Privatização; Representante da Diretoria Financeira da CPFL no Grupo que definiu o valor de venda da Empresa, na privatização. Membro titular do Comitê gestor de Investimentos da CPFL ENERGIA, na Fundação CESP. Curador na Fundação Cesp, no período de 02/1995 a 04/1999. Após a Privatização, a principal meta foi a renegociação do Estatuto junto a Sindicatos e Associações de Classe, visando a perenidade da instituição. Foi Diretor de Planejamento e Controle Interno da CELESC S.A.Trabalhos Publicados: Análise Viabilidade PCH´s – XI Seminário Nacional Prod.Trans. E.E. Curitiba – 1989 (com outros autores); Custo Médio de Capital – XII Seminário Nacional Prod.Trans.E.E. – RJ- l991 (com mais autores); Metodologia para Determinação do Custo de Capital em Empresas de E.E. – Mar Del Plata – l0/93 (com outros autores); Metodologia de Análise Econômica e Social de Projetos do Setor Elétrico – COGE (com mais autores).

Sergio Tadeu Nabas, brasileiro, casado, CPF nº514.168.918-20. Formação acadêmica e cusos de aperfeiçoamento: IBMEC-MBA Executivo em Administração – 2001/2002; FGV/CESP – Pós-Graduação em Gestão de Energia 1997/1998; FECAP – Pós-Graduação em Avaliações Periciais Contábeis 1996/1997; Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU – Graduação em Economia – 1979; Programa de Desenvolvimento Gerencial – Fundação Dom Cabral – 2006/2008; Programa de Desenvolvimento Gerencial – FGV – 2004 e 2005; Curso de Administração Financeira do Setor Elétrico pela PUC/RJ – 280 horas; Regulamentação do Setor Elétrico pela UFRJ; Custos Marginais e Tarifação de Energia Elétrica pela Eletrobrás; Aproximadamente outras 1.400 horas em cursos de aperfeiçoamento nas áreas econômica, financeira, tarifária, contábil e de administração, em entidades como Fundação Getúlio Vargas – FGV, FIPE-USP, FEA- USP, Ordem dos Economistas e Fundação Christiano Ottoni, entre outras; Inglês – nível avançado – em curso, tendo realizado treinamento de um mês nos EUA. Experiencia Profissional: SN Consultoria, Auditoria e Perícias Judiciais Ltda. desde 02/2011 – Atividade de prestação de serviços envolvendo as áreas de planos de previdência, auditoria e perícias contábeis, tendo como principais clientes empresas dos Grupos CPFL, Energias do Brasil, Cesp, CTEEP, Sabesp, Eletropaulo e AES Brasil. Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cesp desde 2005. Membro do Conselho Deliberativo da Fundação Cesp, contratado pela Patrocinadora AES Eletropaulo para representá-la naquele órgão. Há dez anos exercendo a Presidência do Conselho. Membro do Conselho Deliberativo da Enerprev desde 04/2012. Diretor de Gestão de Riscos, tendo acumulado ainda a Diretoria de Infra estrutrura e Patrimônio da AES Eletropaulo de abr/2008 a fev/2011. Gerente de Auditoria e Melhoria de Processos reportando ao Presidente da empresa no Brasil e à Vice-Presidência de Controles Internos em Houston da Elektro Eletricidade e Serviços S/A – Campinas – SP de nov/2000 à abr/2008. Gerente Financeiro e Relações com Investidores / Assessor da Diretoria Financeira (mar/98 a nov/2000 da CESP-SP; Conselheiro eleito do Conselho Regional de Economia – CORECON SP – Gestão 2012/2017; Membro do Comitê Gestor de Investimentos da AES Eletropaulo na Fundação Cesp 2008/2012; Presidente do Comitê de Ética da Elektro no período 2004/2007; Presidente do Comitê de Auditoria da Fundação Cesp 2006/2008; Membro do Conselho Deliberativo da Fundação Cesp representando a Patrocinadora Elektro 2005/2008; Membro do Comitê Gestor de Investimentos da Elektro na Fundação Cesp no período 2003/2008; Membro do Conselho Fiscal da Fundação Cesp nos anos de 2003 a 2005; Membro do Conselho Fiscal da COMGÁS no período de 1998 e 1999; Presidente do Instituto Adecon – Gestão 2007/2008; Coordenador do Grupo de Acompanhamento de Assuntos Econômico-Financeiros da ABRAGE – 2000; Membro da Diretoria da Ordem dos Economistas do Estado de São Paulo e Conselheiro do Conselho Regional de Economia – SP – 1993/2001; Participação na equipe de Intervenção Federal da empresa de energia elétrica da Paraíba, Saelpa – 1984. Certificação: Certification in Control Self Assessment – CCSA – Institute of Internal Auditoria – IIA; Em curso Certification of Internal Audit pelo IIA (restando um exame); Certificação Profissional em Seguridade Social pelo ICSS.