Comunicado ao Mercado – Reajuste Tarifário Anual da Celesc Distribuição S.A

Reajuste Tarifário Anual – Celesc Distribuição S.A.

CENTRAIS ELÉTRICAS DE SANTA CATARINA (CELESC) (B3: CLSC3, CLSC4; OTC: CEDWY), empresa de capital
aberto, listada no Nível 2 de Governança Corporativa, em cumprimento ao disposto na Instrução CVM 358/2002 e no artigo 157 da Lei nº 6.404/76, comunica aos acionistas e ao mercado em geral que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), no âmbito da Reunião Pública de Diretoria realizada em 13 de agosto de 2018, autorizou o valor do reajuste das tarifas a serem praticadas pela sua subsidiária integral Celesc Distribuição S.A. a partir de 22 de agosto de 2018. Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a ANEEL considera a variação de custos associados à prestação do serviço, e leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.

O efeito tarifário médio a ser percebido pelos consumidores, da ordem de 13,86%, tem a participação de 4,77% de encargos setoriais, -1,42% de custos com transmissão, 5,08% com despesas de energia, 0,06% de receitas irrecuperáveis, 0,37% com os custos da distribuidora, 7,48% relativo aos componentes financeiros do processo atual, e -2,48% relativo à retirada dos componentes financeiros do processo ordinário anterior.

Na composição da Receita Líquida para o período 2018-2019, a Parcela A (custos não-gerenciáveis com encargos, transmissão e energia) participa com 81,4%. A Parcela B (custos gerenciáveis) representa 18,6%, definida no valor de R$1.506.197.069,50.

A subsidiária Celesc Distribuição S.A. atende um total de aproximadamente 3 milhões de unidades consumidoras, em 258 municípios catarinenses e 01 município localizado no estado do Paraná.