PRÊMIO ANEEL OUVIDORIA 2024
Em junho de 2024, durante o Prêmio Aneel Ouvidoria 2024, a Celesc foi premida como a segunda melhor ouvidoria do Brasil de 2023. O caminho trilhado pela Ouvidoria da Celesc nos últimos três anos resultou em uma conquista inédita.
A Celesc concorreu na categoria de distribuidoras de grande porte – que atendem a mais de 1 milhão de unidades consumidoras –, foi finalista pela primeira vez e garantiu um lugar no pódio. O prêmio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é destinado às distribuidoras que possuem os melhores desempenhos de tratamento das reclamações registradas pelos consumidores junto à Agência. Entre os critérios avaliados estão o tempo de tratamento das reclamações pelas distribuidoras, a procedência das reclamações, a clareza das informações prestadas e a tempestividade das respostas.
PRÊMIO ANEEL SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR 2024
Em março de 2024, a Celesc, mais uma vez, foi destaque no Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor. A Agência Nacional de Energia Elétrica reconheceu a distribuidora catarinense como a segunda melhor avaliada na região Sul entre as que atendem mais de 400 mil unidades consumidoras. No ranking nacional, na categoria empresas de grande porte, ficou em quinto lugar entre as 33 distribuidoras concorrentes.
Em 2023, a Celesc foi reconhecida pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) como a melhor distribuidora de energia elétrica da região Sul do Brasil. Também ficou em segundo lugar no prêmio internacional da Comissão de Integração Energética Regional (CIER), na categoria de empresas com mais de 500 mil consumidores.
PRÊMIO MELHORES FORNECEDORES 2024
No dia 23 de maio de 2024, Nove fornecedores foram prestigiados durante o “Prêmio Melhores Fornecedores Celesc 2024”, evento realizado na Administração Central – com transmissão para as Regionais. Na ocasião, a Celesc premiou as empresas parceiras que tiveram o melhor desempenho na execução dos serviços em 2024, contribuindo para a manutenção da segurança e da qualidade do serviço prestado pela Companhia. Durante o evento, também ocorreu o lançamento da nova Política de Relacionamento com Fornecedores da Celesc, que visa fortalecer as ralações com os parceiros comerciais da Companhia, estabelecendo padrões elevados de qualidade, ética e responsabilidade.
PRÊMIO COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA REGIONAL (CIER) – 2024
No dia 23 de maio de 2024, Nove fornecedores foram prestigiados durante o “Prêmio Melhores Fornecedores Celesc 2024”, evento realizado na Administração Central – com transmissão para as Regionais. Na ocasião, a Celesc premiou as empresas parceiras que tiveram o melhor desempenho na execução dos serviços em 2024, contribuindo para a manutenção da segurança e da qualidade do serviço prestado pela Companhia. Durante o evento, também ocorreu o lançamento da nova Política de Relacionamento com Fornecedores da Celesc, que visa fortalecer as ralações com os parceiros comerciais da Companhia, estabelecendo padrões elevados de qualidade, ética e responsabilidade.
PRÊMIO COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA REGIONAL (CIER) – 2024
Em setembro de 2024, a Celesc recebeu três prêmios internacionais, em evento realizado em San Juan, capital da Costa Rica, pela Comissão de Integração Energética Regional (CIER). Na categoria principal da premiação, que reunia empresas com mais de 500 mil consumidores, a Companhia ficou na segunda colocação, à frente das principais distribuidoras dos países da América Latina. A distribuidora UTE, do Uruguai, conquistou o ouro, e a brasileira COPEL ficou com o bronze.
Além da medalha de “plata”, a Celesc recebeu as duas menções honrosas da categoria: Maior Evolução no Índice de Satisfação do Cliente com a Qualidade Percebida (ISCAL, em espanhol) e Melhor Evolução em Responsabilidade Socioambiental (RSA).
1º PRÊMIO PRÁTICAS INOVADORAS DA CGE-SC
Em 30 de setembro 2024, a Celesc garantiu o selo prata em três categorias do prêmio Práticas Inovadoras, promovido pela Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE-SC) com o objetivo de reconhecer as melhores práticas de controle da gestão pública no poder executivo estadual.
As três melhores iniciativas de cada categoria receberam certificados e selos virtuais Ouro, Prata e Bronze. A premiação avaliou os critérios de criatividade e inovação, simplicidade e potencial de difusão, utilização eficiente de recursos, entre outros.
A Companhia ficou em segundo lugar nos quesitos Gestão Correcional, com a prática “Realização de sindicâncias em plataforma digital”; Integridade e Compliance, por meio da “Análise de Integridade de Agentes Econômicos e Parceiros”; e Ouvidoria, com o tema “Transformando a Ouvidoria em referência nacional”.
O Prêmio também conta com outras três categorias: Controle Interno, Governo Aberto e Transparência e Qualidade do Gasto. Nesta primeira edição, foram inscritos mais de trinta projetos de 21 órgãos e entidades.
CERTIFICADO EM INDICADORES DE QUALIDADE NO FORNECIMENTO 2024
Em agosto de 2024, a Celesc conquistou mais uma vez a manutenção de seu certificado ISO 9001 referente à coleta de dados e apuração dos seus indicadores de qualidade do fornecimento de energia elétrica (DEC, FEC, DIC, FIC, DMIC e DICRI) e de tensão em regime permanente. O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que apura esses dados, foi auditado no período de 22 a 24 de julho pelo Organismo Nacional de Certificação (ONC).
PRÊMIO GT DE DISRUPÇÃO EM INOVAÇÃO 2024
No dia 19 de agosto de 2024, a Celesc foi a vencedora do Prêmio GT de Disrupção em Inovação 2024 na categoria Energia. Concedida pela consultoria GT Group, a conquista reconhece o desempenho da Companhia em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), com destaque para as iniciativas elaboradas no âmbito da Lei do Bem – mecanismo de incentivo fiscal voltado à inovação tecnológica.
A premiação ocorreu durante o evento GT Innovation Summit, realizado em São Paulo. Foram anunciados vencedores de seis categorias, escolhidos entre mais de cinco mil projetos avaliados em 2023 pelo GT Group.
PRÊMIO ABRADEE 2024
Em 26 de agosto de 2024, a Celesc foi reconhecida como a segunda melhor distribuidora de energia do Brasil na categoria “Avaliação pelo Cliente”, em premiação realizada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) em Brasília. No ano anterior, a Empresa tinha conquistado a terceira colocação.
A categoria leva em conta o Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP), que avalia a percepção do consumidor residencial urbano com relação ao fornecimento de energia, à informação e comunicação, à conta de luz, ao atendimento ao consumidor e à imagem da Companhia. A CPFL Santa Cruz foi a vencedora da categoria, a Celesc ficou em segundo lugar e a Energisa Paraíba em terceiro.
PRÊMIO LÍDERES DA ENERGIA 2025 – CATEGORIA PD&I
Em 20 de maio de 2025, a Celesc recebeu o Prêmio Líderes da Energia 2025 na categoria de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O reconhecimento foi promovido pelo Grupo Mídia e pela revista Full Energy, portal de informação sobre o setor elétrico, e tem como objetivo destacar empresas pela sua excelência, inovação e impacto na cadeia produtiva do setor energético ao longo do último ano.
O prêmio Líderes da Energia homenageia, desde 2021, empresas, indústrias, entidades setoriais e prestadores de serviço que mais se destacaram no último ano. São 19 categorias, com três ganhadores em cada uma. A escolha dos homenageados é feita pelo conselho editorial do Grupo Mídia com base em dois pilares: uma pesquisa de mercado e uma votação aberta no site oficial do evento.
PRÊMIO ABRADEE 2025 – SATISFAÇÃO DA INDÚSTRIA E GRANDE COMÉRCIO
Em abril de 2025, a Celesc conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o segundo lugar no ranking da Pesquisa de Satisfação do Grande Cliente de Energia Elétrica, realizada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). O resultado da 12ª edição da premiação foi anunciado, durante a cerimônia de premiação do SAMP (Seminário de Melhores Práticas da Abradee), em São Luiz, no Maranhão.
Neste ano, a Celesc competiu com 23 empresas do setor de energia elétrico em todo o Brasil. A premiação avalia o nível de satisfação dos consumidores da média e alta tensão, a exemplo de indústrias e grandes comércios, em relação à qualidade do produto e dos serviços prestados pelas distribuidoras brasileiras. A mídia ressalta que o investimento previsto para a expansão é de R$ 5 milhões, ampliando de 35 para 100 o número de eletropostos pelo Estado. Informa ainda que, desde o início do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento que planejou as primeiras estações de recarga, o sistema já forneceu 1 milhão de KWh de energia e evitou a emissão de 794 toneladas de CO2 na atmosfera.